NOTÍCIAS

Facebook pagará multa recorde de US$ 5 bilhões por violação de privacidade

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos disse na quarta-feira que o Facebook pagará uma multa recorde de US $ 5 bilhões para acabar com a investigação do governo dos EUA sobre práticas de privacidade.

Facebook: Como controlar a privacidade da sua conta
A Federal Trade Commission aprovou o acordo por um voto de 3 a 2. A aprovação do tribunal ainda será necessária.

A Federal Trade Commission aprovou o acordo por um voto de 3 a 2. A aprovação do tribunal ainda será necessária.

“Apesar das repetidas promessas feitas a bilhões de usuários em todo o mundo de que eles podem controlar como suas informações pessoais são compartilhadas, o Facebook prejudicou as escolhas dos consumidores”, disse Joe Simmons, presidente da Comissão Federal de Comércio.
Segundo a comissão, a multa é a maior imposta a qualquer empresa por causa de sua violação da privacidade do consumidor e uma das maiores penalidades determinadas pelo governo dos EUA por qualquer violação.

Para os membros do Partido Democrata, o acordo não foi suficiente. O comissário Ruhit Chopra disse que a penalidade proporcionava “total imunidade” aos executivos do Facebook “não há restrições reais ao modelo de negócios do Facebook” e “não corrige os principais problemas que levaram a essas violações”.

Segundo o acordo, o Facebook criará um comitê de privacidade independente que removerá “o controle irrestrito da diretoria do Facebook Mark Zuckerberg sobre as decisões que afetam a privacidade do usuário”.

O Facebook também concordou em exercer maior controle sobre aplicativos de terceiros.

Outra multa: US $ 100 milhões
Além de um acordo de US $ 1 bilhão com a FTC, o Facebook também anunciou na quarta-feira que pagou US $ 100 milhões para encerrar a investigação da SEC.

A Securities and Exchange Commission argumentou que a empresa deve ter melhores operações para garantir a comunicação adequada com os investidores em plataformas em casos de abuso, como o Cambridge Analytica.

“Compartilhamos o interesse da SEC em garantir que nossos investidores sejam transparentes sobre os riscos materiais aos quais estamos expostos e já atualizamos nossas comunicações e controles nessa área”, disse o vice-presidente do Facebook, Facebook Colin Stretch.

Facebook alcançou US $ 24,9 bilhões em 2018
Além das multas da FTC e da SEC, o Facebook prometeu US $ 5,1 bilhões por suas práticas de privacidade, bem abaixo de seu lucro de US $ 24,9 bilhões no ano passado. Este valor é 23% maior que em 2017.

A receita da empresa chegou a US $ 55 bilhões nesse período, um aumento de 38% em relação a 2017.

“Responsabilidade adicional para com as pessoas”
Em um comunicado à imprensa, o vice-presidente do Facebook Facebook, Colin Stretch, disse que o acordo exigiria mudanças na maneira como a empresa trabalha e “colocaria responsabilidades adicionais sobre as pessoas”.

A empresa diz que vai realizar testes trimestrais para verificar se os controles de privacidade estão em vigor.

“Ouvimos que palavras e desculpas não são suficientes e que devemos mostrar negócios. Através de um acordo com a SEC e a FTC sobre suas investigações, esperamos terminar este capítulo e direcionar nosso foco e recursos para o futuro”, disse o diretor de redes sociais.
fonte : G1

Related Articles

Back to top button